SABÃO ARTESANAL E COSMÉTICA NATURAL

Produtos Artesanais 100% Naturais

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As propriedades medicinais da Canela

caneleira (Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10-15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7-18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.








A  canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por ‘curar’ resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído. (Fonte: Wikipedia)


Propriedades:

  • É adstringente, afrodisíaca, antiespasmódica, anti-séptica, digestiva, estimulante, antiviral, antibacteriano, antifungica, carminativa e sedativa.
  • Estimula a circulação devido à sua acção térmica .
  • Cura constipações e gripes.
  • Indicada em casos de náuseas, vómitos e diarreias.
  • É usada no tratamento de debilidade física e em períodos de convalescença

Precauções:

  • Evitar o uso durante a gravidez devido à sua acção emenagógica uma vez que estimula o útero.

Tintura de Canela:

A tintura de canela é especialmente recomendada para problemas do sistema digestivo como flatulência, digestões difíceis ou falta de apetite. Contudo, à parte de todas as suas propriedades medicinais, como já falámos, esta tintura é deliciosa no café, no chá ou, para quem bebe álcool, em preparação como sangria ou no vinho do porto. Em menores quantidades, claro está! 

Você vai precisar de:
•200 g de canela (pau)
•1 L de vodka (nunca utilize álcool industrial nem álcool metílico ou isopropílico)

Preparação:
1. Coloque a canela num frasco limpo e verta o álcool até a canela estar coberta. Tape e rotule o frasco. Agite bem durante 1-2 minutos e guarde-o num local fresco e escuro por 10-14 dias, agitando o frasco diariamente.

2. Coloque um saco de musselina (ou qualquer outro pano limpo) e prenda-o a um jarro com um elástico forte de forma que este não deslize quando vertermos a tintura. Deite a mistura no saco e quando já não houver mais tintura no frasco inicial, esprema o saco até deixar de pingar para que todo o liquido seja recolhido no jarro. Deite fora a canela.

3. Vase a tintura por um funil para frascos de vidro escuro limpos e esterilizados. Vede-os com uma rolha ou rosca e rotule-os.

Posologia:
Tome 5ml diluidos em 25ml de água 2-3 vezes por dia.

Conservação:
Guarde os frascos em local fresco e escuro durante 2 anos.

Notas:
- Para tinturas com baixo teor de álcool, uma vez que as álcoolicas estão contraindicadas em caso de gravidez ou de inflamação gástrica, tem duas opções:
     > deite 5ml de tintura num copo pequeno de água quase a ferver e deixe por 5 minutos até que o álcool evapore
     > substitua o álcool por vinagre ou glicerol.



Temos para lhe oferecer:



                             Sabão Artesanal de Canela e Amêndoa



Este é um sabão com pouca espuma, cremoso e aromático. As amêndoas ajudam a limpar os poros e proporcionam uma suave exfoliação da pele. 
Pastilha de Sabão de Canela e Amêndoa - 3€

Em breve mais sobre as propriedades medicinais da Amêndoa!


Sem comentários:

Enviar um comentário