SABÃO ARTESANAL E COSMÉTICA NATURAL

Produtos Artesanais 100% Naturais

quinta-feira, 10 de maio de 2012

As propriedades medicinais do Limão


limão é o fruto do limoeiro (Citrus x limon), uma árvore da família das rutáceas. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades, como por exemplo o limão ‘Eureka’, o limão ‘Lisboa’, o limão ‘Lunário’, ‘galego’, ‘taiti’, limão siciliano, etc.. É originário da região sudeste da Ásia. 



Alguns apontam o seu primeiro cultivo na Europa no séc.II d.C., enquanto que outros postulam que o limoeiro era desconhecido para os antigos gregos e romanos baseando-se no facto da primeira referência sobre este citrino encontra-se no livro de Nabathae sobre agricultura, datando do século III ou IV.  De qualquer forma, hoje encontramos limoeiros em regiões de clima mediterrânico e subtropical de todo o mundo. Os frutos são colhidos o Inverno quando o seu teor de vitamina C atinge o seu valor máximo.

Propriedades:

  • É anti-séptico, anti-reumático, antibacteriano, antioxidante e antipirético.
  • Retira a acidez do estômago e é muito util no tratamento de problemas eumáticos, uma vez que apesar do seu teor de ácido, quando ingerido, tem um efeito alcalino no corpo.
  • Indicado em casos de acido úrico, cálculos renais e da bexiga, diarréia, aftas e edemas.
  • Fortalece as paredes das artérias ajudando a casos de varizes, debilidade capilar e aterosclerose.
  • Auxilia na combate da gripe e constipações.
  • Purifica o sangue e é é importante para quem tem propensão a infecções e febres, sobretudo relacionadas com estômago, fígado e intestinos.

Sumo de Limão:

A simplicidade deste remédio natural! 

O simples sumo de limão é bom para combater constipações, gripes e infecções pulmonares. Pode diluir 20ml de sumo em 50ml de água quente, junte uma pitada de canela e um dente de alho esmagado. Beba até 3 vezes ao dia.

Actua ainda como tónico do fígado e pâncreas, melhora o apetite e ajuda a aliviar acidez gástrica, úlceras, artrite, gota e reumatismo. 

Em gargarejos é bom para dores de garganta, gengivites e úlceras da boca. Para o gargarejo, use 20ml sumo puro diluido em 20ml água quente. 

Em uso externo, pode ser aplicado sobre acne, pé-de-atleta, frieiras, picadas de insectos, tinha, queimaduras solares e verrugas.


Temos para lhe oferecer:



                             Sabão Artesanal de Limão e Aveia


Este é um sabão delicioso que deixa uma brilhante sensação de  limpeza. É um sabão com muita espuma e adequado para todos os tipos de pele. 
Pastilha de Sabão Artesanal de Limão e Aveia - 3€  

Em breve, mais sobre as propriedades medicinais da Aveia!

Sem comentários:

Enviar um comentário