SABÃO ARTESANAL E COSMÉTICA NATURAL

Produtos Artesanais 100% Naturais

quarta-feira, 9 de maio de 2012

As propriedades medicinais da Calêndula

Calêndula (Calendula Officinalis)

Pertencente à mesma família das margaridas - Asteraceae Compositae -, a Calêndula (Calendula officinalis), também conhecida como Maravilhas, é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol. Curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, o seu nome é derivado de uma palavra latina – Calendae - que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde se derivou também a palavra calendário (que, sabe-se, é baseado no ciclo solar). 





Hoje, ela é cultivada tanto para fins ornamentais como para a fabricação de medicamentos e cosméticos. A flor, de coloração amarelo-alaranjada, caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas. Actualmente, as flores cultivadas sem agrotóxicos ou aditivos químicos são comercializadas para consumo em saladas ou acompanhando outros pratos. (Fonte: Wikipedia)

Propriedades:

  • É adstringente, analgésica, anti-alérgica, anti-espasmódica, anti-inflamatória, anti-séptica, anti-viral, bactericida, calmante, cicatrizante, emoliente, sudorífica e tonificante da pele.
  • É desintoxicante actuando nas toxicidades subjacentes a febres, infecções e problemas sistémicas da pele, como eczema ou acne, sendo também purificadora do fígado e vesícula biliar.
  • Indicada para avermelhamento de pele, queimaduras suaves de sol, dermatite, feridas foliculite, frieiras, fungos, candidíase, varizes e psoríase.
  • Clareia manchas e cura golpes e feridas.
  • Trata também distúrbios digestivos como gastrites, úlcera péptica e colite.
  • É útil para tratar eritema das fraldas (assaduras) e crosta láctea em bebés, além de aliviarem os mamilos doridos devido à amamentação.
  • Graças à sua suave acção estrogénica, alivia as dores do período e regulam a hemorragia menstrual.


Compressa de Calêndula:

Lesões são algo muito comum de acontecer e, junto com elas, as inflamações. Para ajudar a resolver isso, a calêndula parece ser uma boa alternativa. Esta compressa pode ser usada por adultos e crianças e, além das lesões e inflamações, também é útil em casos de contusões e queimaduras.

Você vai precisar de:
•1-2 g (uma a duas colheres de chá) de flores da calêndula
•150 mL (uma chávena de chá) de água

Preparação:
Ferva a água e apague. Só então acrescente as flores de calêndula e tampe por alguns minutos.

Posologia:
Aplicar em forma de compressa na parte lesionada de três a quatro vezes ao dia.



Temos para lhe oferecer:



                                   Sabão Artesanal de Calêndula



Este é um sabão de espuma densa e textura cremosa, adequado a todos os tipos de pele. O azeite de girassol contém valiosas vitaminas e minerais, à qual juntámos as propriedades curativas da calêndula.
Pastilha de Sabão de Calêndula- 3€

Sem comentários:

Enviar um comentário